A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Penha reforça os serviços de assistência odontológica no Sistema Único de Saúde (SUS). Desde o dia 30 de março deste ano, a Semsa retomou os trabalhos de colocação de próteses dentárias, confeccionando 50 unidades de próteses por mês.
A Prefeitura de Penha está reforçando a assistência odontológica no SUS com o credenciamento de laboratório regional de prótese dentária com profissional de odontologia exclusivo para a confecção das próteses dentárias. A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Cohab foi escolhida para realizar os atendimentos de próteses dentárias devido a estrutura adequada para atender com segurança em relação a pandemia de covid-19.
A saúde bucal é uma grande preocupação para muitas pessoas, já que é importante ter os dentes saudáveis, sendo que além da aparência, possuem o papel funcional para a mastigação dos alimentos e também, a fala. Após o reforço na assistência, a Semsa poderá confeccionar até 50 unidades de próteses dentárias por mês e em pouco tempo zerar a fila de espera. Serão produzidos dois tipos de próteses, sendo totais, como dentaduras e parciais, conhecida como pontes. As duas são indicadas para a recuperação de falhas na arcada dentária e são oferecidas no município, por meio do programa Brasil Sorridente.
Ter uma dentição adequada e acesso aos tratamentos é uma questão de cidadania, desse modo, a principal meta da Secretaria Municipal de Saúde, voltada à assistência odontológica é reduzir progressivamente o número de munícipes de Penha com falhas na arcada dentária ou sem dentes.