Secretaria de Segurança Pública de Balneário Piçarras busca apoio da população e pede que moradores registrem boletim de ocorrência
A Secretaria Municipal de Segurança Pública tem trabalhado para enfrentar variados desafios e inibir as práticas de violência em Balneário Piçarras. São mais de 540 atendimentos, prisões em flagrante, contenção de pessoas em estado de alteração psicológica encaminhadas Pronto Atendimento 24 horas, apoio ao Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), rondas e abordagens.
Mas há casos em que o cidadão precisa agir para que os esforços da Secretaria Municipal de Segurança Pública tenha eficácia. No último dia 13, por volta das 14:30h, enquanto faziam rondas na cidade, um morador denunciou que haveria um suspeito furtando peças de alumínio em uma residência desocupada. Preso em flagrante, o criminoso foi levado à Delegacia de Polícia Civil e enquadrado no crime de tentativa de furto.
No dia 19, menos de uma semana depois, a mesma pessoa foi flagrada com peças de alumínio furtadas da mesma residência. Os membros da Secretaria de Segurança deram voz de prisão e, com apoio da Polícia Militar, o levaram para a mesma delegacia.
Tudo registrado, faltava apenas que a vítima [proprietário do imóvel] fizesse Boletim de Ocorrência. Como não foi feito, o flagrado em furto foi solto pela falta de B.O. A ausência do B.O. foi como um “Alvará de Soltura” ao criminoso. Foi instaurado um inquérito policial que seguirá todos os trâmites, mas o indivíduo andará livre pelas ruas.
O registro de Boletim de Ocorrência é tão importante que caso a vítima tenha qualquer dificuldade de se deslocar até a Delegacia de Polícia Civil, a própria Secretaria Municipal de Segurança Pública providenciará a locomoção.
Neste caso, todo o trabalho realizado pela Segurança Pública, Polícia Militar e Polícia Civil fica sem efeito. Então anote que, se você não fizer o boletim de ocorrência, o criminoso ficará livre e andando impunemente pelas ruas da cidade.
Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras