Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Segurança armada inicia atividades em todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Penha na próxima terça-feira (02)

Na próxima terça-feira (02), todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino do município de Penha terão segurança armada durante todo o horário de aula. A contratação emergencial foi realizada via Prefeitura Municipal, através de Projeto de Lei nº 18/2023, visando a segurança dos alunos, pais e professores. O Prefeito de Penha, Aquiles da Costa, destaca a ação rápida da administração municipal, através do Gabinete de Crise, criado para tratativas sobre a pauta de segurança escolar.

“O gabinete de crise, formado pelas forças de segurança e diversas secretarias municipais, realizou diversas ações imediatas, como as rondas intensivas, e ações emergenciais, como o Projeto de Lei da contratação emergencial da segurança armada em todas as unidades da Rede Municipal de ensino. Foram levantados custos e quantitativo de profissionais de forma rápida e eficiente, garantindo mais segurança nas escolas a partir da próxima semana”, explica.

A Secretária de Educação de Penha, Thyrciane Santana, destaca que a segurança armada vem para atender os anseios da comunidade escolar. “Essa medida vem trazer alívio aos pais, alunos, professores e todos profissionais da educação. Agradeço também o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Voluntários, além do auxílio do DetranPen na organização do trânsito e rondas preventivas”, pontua.

Base de Monitoramento e botão de pânico

Paralelo a intensificação das rondas, foi instalada uma base de monitoramento em frente à Escola Rubens João de Souza, no Centro de Penha, além do botão de pânico que inicialmente está em fase de testes para que seja implementada nas demais unidades escolares do município.

A base de monitoramento é ligada ao Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) que possui mais de 200 câmeras disponíveis para acesso às Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal têm acesso pleno às câmeras. Já o botão de pânico, quando ativado, repassa o alerta ao CIOPS e às forças de segurança, alertando imediatamente sobre a ocorrência.

Projetos em andamento

A Prefeitura Municipal segue com outros projetos, que estão em andamento, para melhorar ainda mais a segurança nas escolas. Entre as medidas, está a criação de uma Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, garantindo autonomia, ampliando a frota de viaturas e do serviço ostensivo.

A secretaria de Educação, em conjunto com a secretaria de Planejamento e de Administração e Finanças, já iniciou estudos de viabilidade financeira e de projetos para reformas estruturais com o foco na segurança, como muros mais altos, cercas, apenas uma entrada em cada escola e plano de fuga.

Em paralelo, em breve também serão implantados totens de segurança em frente a cada escola da cidade, no qual será possível acompanhar via aplicativo as imagens em tempo real.

 

Imagem: Prefeitura de Penha