Semana tem segunda apreensão de cocaína no Porto de Navegantes; criminosos atacam base da Polícia Federal em Itajaí
A Receita Federal realizou nesta semana nova apreensão de cocaína no Porto de Navegantes. Desta vez foram encontrados 543 kg ocultos em uma carga de cerâmica que teria como destino o Porto de Rotterdam, nos Países Baixos. O preço da cocaína no mercado europeu poderia atingir cerca de R$ 16,3 milhões.
A carga foi selecionada para fiscalização em razão da análise de dados que é realizada pela Receita Federal em todas as cargas que circulam pelos portos brasileiros. Após a seleção a imagem de raio-x foi analisada e carga foi inspecionada com a atuação o cão de faro Enzo, de 7 anos, treinado por condutores da Receita Federal.
Esta é a segunda apreensão de cocaína pela instituição no Porto de Navegantes nesta semana, totalizando 1.100 kg da droga. Na segunda-feira (2/8) foram apreendidos outros 537 quilos, ocultos em meio a uma carga de couro bovino, que seria enviada para a França. A Receita Federal, também com sua atuação na área aduaneira, tem como objetivo a proteção da sociedade, impedindo o enriquecimento das organizações criminosas.
No noite seguinte a base da Polícia Federal de Itajaí foi atacada com tiros. Nela havia equipe de plantão no momento do ataque, porém, ninguém se feriu. Os cerca de dez tiros acertaram paredes e janelas da unidade. Por falta de câmeras em funcionamento, não foi possível verificar imagens do suspeito e tampouco confirmar o veículo utilizado. A Polícia Federal, que investigará o caso, utilizará imagens captadas próximo à base. Por enquanto, suspeitos dos dois ataques são desconhecidos.