Nesta semana, os vereadores mirins eleitos pelas escolas de Penha realizaram sua primeira atividade, participando do Seminário Regional de Iniciação do Vereador Mirim, evento realizado pela Câmara de Vereadores de Penha em parceria com a Escola do Legislativo da Alesc. O evento foi realizado na Escola de Arte Culinária Laci dos Santos Leite, vinculada a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Receita.
O papel do vereador, democracia, a constituição cidadã, a divisão dos poderes, oratória, foram temas abordados pelas professoras Dandara de Oliveira, Jéssica Duarte e também pelo palestrante Leonardo Ames, em um dia inteiro repleto de atividades e dinâmicas.
Além de Penha, também participaram do encontro as câmaras mirins de Balneário Camboriú e Itapema, totalizando 40 jovens parlamentares, sendo uma oportunidade de troca de experiências e integração entre os jovens estudantes que participam do programa de educação para a cidadania. “Eu gostei muito das palestras e das dinâmicas que ocorreram lá e também pude conhecer os vereadores mirins de outras cidades, Itapema e Balneário Camboriú. Foi muito lega e espero participar de outros encontros como esse”, conta a vereadora mirim Lívia Porto, eleita pela EBM João Batista da Cruz.
O Seminário Regional de Iniciação do Vereador Mirim foi realizado nos períodos da manhã e da arte, e toda a alimentação, café e almoço, foi servida pela equipe da Escola de Arte Culinária, coordenada pela chef Laura Rodrigues Cunha, a dona Laurinha.
O presidente da Câmara de Vereadores de Penha, Roberto Leite Junior, agradeceu a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Receita, a equipe da dona Laurinha, da Escola do Legislativo da Alesc, aos professores, palestrantes e também a gestora do Núcleo de Educação para a Democracia, Lea Medeiros, equipe que deu todo o suporte pedagógico e que coordenou as dinâmicas ao longo do dia. “Eventos como esse fortalecem os vínculos institucionais e possibilitam que possamos oferecer a esses estudantes o conhecimento e o aprendizado sobre democracia, política e oratória. Por isso fazemos questão de agradecer a equipe do secretário Tiago Moser, a dona Laurinha e também a equipe da Escola do Legislativo da Alesc, na pessoa da Lea”, afirma Junior.
O Seminário Regional de Iniciação do Vereador Mirim foi o primeiro a ser realizado em 2024, dando início a uma série de encontros regionais que serão realizados pelo estado de Santa Catarina, sempre com a coordenação do Núcleo de Educação para a Democracia, da Escola do Legislativo da Alesc.
Imagem: Câmara de Penha