Sessão na Câmera de Vereadores desta segunda-feira teve presença do prefeito e muita cobrança por ruas em péssimas condições


PUBLICIDADE

Após leitura e aprovação da ata da última sessão, foram lidos os pedidos individuais de cada vereador, com relação as necessidades da população.

O prefeito Aquiles foi chamado à tribuna para se pronunciar sobre a aprovação de contas da prefeitura. Ele iniciou sua fala saudando especialmente todas as “vereadoras do sexo feminino”; Aquiles usou seu tempo de 20 minutos para falar sobre a aprovação das contas de 2018, cedida pelo Tribunal de Contas do Estado de SC e pelo Ministério Público. O prefeito praticamente repetiu todo o discurso feito quando foi à câmara em 2019 quando falou sobre as contas aprovadas referente a 2017: dívidas herdadas da gestão anterior, etc.

Em seguida, antes de passar a palavra para os vereadores na tribuna, o presidente da Câmara de Vereadores, Isac da Costa, fez uma moção de apelo ao prefeito: a construção de uma sede própria para a Câmara, que atualmente paga R$ 160.800,00 todos os anos em aluguel. Segundo Isac, o prefeito tem que um projeto da construção da Praça dos Três Poderes. Todos os vereadores aprovação a moção de apelo.

 

 

A vereadora Juraci foi a primeira a subir na tribuna; ela fez uso de seu tempo para cobrar do prefeito Aquiles, manutenção de algumas ruas em especial. Dentre outras cobranças, a vereadora chamou atenção pela falta de uma secretaria de cultura na cidade de Penha.

O próximo a subir à tribuna foi o vereador Juju. Ele também fez reclamações e pedidos de consertos de ruas e tubulações, além de informar verbas recebidas pela prefeitura através de deputados, citando novamente o cidadão que diz nas redes sociais que vereador não trabalha.

O vereador Maurício Brockveld falou em seguida. Ele já iniciou sua fala citando o vereador Juju, que na semana anterior o chamou de “vereador de rede social”. Maurício disse que não se sentiu ofendido pois usa sim das redes sociais para mostrar tudo que é feito por ele e que aproveita também para mostrar reivindicação de moradores. Mauricio ainda comentou que ficou muito feliz ao ver que o vereador Juju também tinha postando em suas redes sociais imagens de seus trabalhos nesta segunda-feira. Brockveld finalizou fazendo solicitações de consertos de ruas.

O vereador Silas subiu ao púpito para cobrar que a prefeitura deve iniciar e terminar as obras, e não parar no meio do caminho. Luiz Américo também usou de seu tempo para solicitar reparos em várias ruas.

Após o vereador Italiano abrir mão de sua fala, subiu à tribuna o vereador Isac da Costa. Ele pediu novamente ao prefeito Aquiles a construção da sede própria para a câmara de vereadores, e finalizou pedindo conserto às ruas de Penha.

Começou então oficialmente a votação do decreto n°01/2020 que julgava as contas do poder executivo de Penha referente ao exercício de 2018. Após discussão dos vereadores, o decreto foi aprovado por unanimidade.

 

Alex Rech – Penha Online