Simulado de resposta a desastres da Defesa Civil de Balneário Piçarras ocorreu neste domingo (18)

Neste domingo (18), a Defesa Civil de Balneário Piçarras realizou um simulado de gestão de desastres, com foco em risco de inundação na comunidade do entorno da Rua Recanto do Sossego, no Bairro Itacolomi. O objetivo foi preparar e orientar a população sobre como agir em situações de emergência, seguindo recomendações da Defesa Civil do Estado, e reuniu equipes operacionais, órgãos de apoio e a comunidade local. A atividade, que envolveu desde a emissão de alertas até ações de evacuação e instalação de abrigo temporário, é parte fundamental do planejamento preventivo da COMPDEC e está alinhada com as diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei nº 12.608/2012) e com o Marco de Sendai para Redução do Risco de Desastres (2015–2030).
O marco inicial do simulado foi o envio de um Cell Broadcast às 9h15, um alerta de emergência que alcançou, simultaneamente, celulares em todo o território catarinense — uma ação inédita no país e que oficializou o início da operação. “Foi um simulado muito proveitoso, onde reunimos diversas secretarias e envolvemos a comunidade num objetivo claro: fortalecer a segurança de nossa comunidade e verificar a capacidade de resposta. Parabenizo o Governo do Estado pela iniciativa, que nos permitiu testar, na prática, a capacidade de resposta a grandes eventos”, explica o Coordenador de Proteção e Defesa Civil, Paulo Debatin.
Com o sucesso da operação, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil confirmou a realização da segunda edição do Simulado Geral de Gestão de Desastres, agendada para o dia 17 de maio de 2026. A expectativa é ampliar ainda mais a participação dos municípios e manter o exercício como referência nacional em preparação para desastres.
.
.
Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras