Sistema de esgotamento sanitário do Gravatá em Penha é aprovado em vistorias da ARIS


PUBLICIDADE

O relatório da fiscalização realizada pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS) em dezembro de 2024 no Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do bairro Gravatá, em Penha, e que acaba de ser divulgado atestou a eficiência do sistema e o compromisso da concessionária Águas de Penha com a qualidade dos serviços prestados. A fiscalização da ARIS é um importante mecanismo de controle e garantia da qualidade dos serviços de saneamento básico. É importante ressaltar que a ARIS realiza fiscalizações periódicas nos sistemas de saneamento básico de todos os municípios que regula. O sistema Gravatá, que atende os bairros Gravatá e São Miguel, opera com uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) com capacidade para 12 L/s, além de sete estações elevatórias e uma rede coletora de aproximadamente 21 km. A fiscalização da ARIS teve como foco acompanhar as ações da concessionária para o período de maior demanda, como o verão 2024/2025, em conformidade com a Resolução Normativa/ARIS nº 017/2019.
.
Reparos
.
O documento também traz o resultado das fiscalizações realizadas nas obras de reparo nas ruas do bairro Gravatá, previamente planejadas e detalhadas. As intervenções incluíram a recomposição de lajotas, nivelamento de asfalto e reposição de tampas Poços de Visita (PVs). As vistorias, que contaram com a participação de representantes da Prefeitura de Penha e da concessionária, permitiram identificar os pontos que necessitavam de reparos. A equipe técnica da Águas de Penha prontamente executou os serviços, seguindo um cronograma estabelecido. A ARIS, por meio de um relatório fotográfico, confirmou a conclusão dos reparos nas ruas do Gravatá, atendendo às demandas identificadas nas inspeções. “É importante ressaltar que os serviços foram realizados sem qualquer impacto no funcionamento da rede coletora de esgoto, demonstrando a eficiência e organização da concessionária”, destaca o relatório.
.
O documento aponta que a Águas de Penha tem investido continuamente na melhoria e expansão do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município. No sistema, a concessionária tem se dedicado a aprimorar a estação de tratamento e a operação e manutenção das redes coletoras, com atenção especial ao aumento do volume de esgoto. A concessionária adota práticas de limpeza preventiva e corretivas de todas as redes e coletores, visando evitar obstruções por acúmulo de sedimentos. Durante o período de verão, essas ações são intensificadas, assegurando a fluidez nas redes coletoras e prevenindo eventuais bloqueios que possam comprometer o funcionamento do sistema. Ainda conforme o relatório, a substituição de equipamentos e a expansão da rede de esgoto são medidas preventivas adotadas pela concessionária para garantir a continuidade e a qualidade do serviço, mesmo em períodos de pico. A integração dos sistemas de monitoramento e a ampliação dos pontos de coleta de dados por telemetria proporcionam à concessionária um controle mais eficaz e ágil das operações, permitindo uma resposta rápida e eficiente às demandas da população. Reginalva Mureb, presidente da concessionária, explica que a fiscalização Aris é importante para a manutenção dos sistemas e tem como foco principal a melhoria contínua e a adaptação às necessidades da cidade, visando proporcionar um serviço cada vez mais eficiente e confiável aos moradores e visitantes.