Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

[VÍDEO] Suja e fétida: moradores de Penha reclamam da qualidade da água que vem sendo distribuída

Desde às 21h desta terça-feira(12) e durante toda a manhã desta quarta-feira(13), o Penha Online tem recebido dezenas de reclamações vindas de moradores de diversos bairros de Penha, dando conta da péssima qualidade da água que está sendo distribuída na rede. As denúncias demonstram que o problema ocorre em uma grande quantidade de ruas da cidade. Assista ao vídeo abaixo, ao final da matéria.

“Olha essa água, tá igual da vala, num calor desse aqui no Gravatá, uma vergonha pra gente que tem de dar banho nas crianças pra ir pra escola, aí fim de mês aí da vem uma fortuna. É uma vergonha”, disse um morador, enquanto outro observa: “entra prefeito, sai prefeito… Águas de Penha sempre divulga melhorias que estão fazendo mas como explicam essa água??”, complementou. Outra moradora fala de prejuízos: “fui lavar meus travesseiros, perdi todos, olha o estado que ficou. Esse é o tratamento de água que Águas de Penha oferece aos seus clientes”, ao passo que outra reclamante questiona a composição da água: “é algo que parece pó de café ou migalhas de ferrugem, vindo junto na água, um perigo”.

Questionada sobre o problema desde que chegou a primeira reclamação ao Penha Online, a concessionária Águas de Penha não se manifestou sobre o caso até o momento desta publicação, às 12:15h. Atualização: às 13:05h, a empresa enviou a seguinte nota:

“A Águas de Penha esclarece que realiza todas as análises da água determinadas à Portaria n. 888/2021 do Ministério da Saúde, distribuindo água em condições de potabilidade para o consumo e atividades diárias.
O controle de qualidade da água é realizado permanentemente em todo o sistema da cidade. As amostras recolhidas nos Pontos de Controle de Qualidade (PCQs) são encaminhadas para um laboratório credenciado, onde são realizadas análises em relação aos parâmetros físico-químicos e bacteriológicos.

Nas análises, são verificados fatores como turbidez, cor, concentração de cloro, flúor e PH, conforme as recomendações da portaria do Ministério da Saúde referentes às condições de consumo. Caso os usuários tenham algum tipo de demanda, a Concessionária encaminha equipe para realizar o monitoramento do sistema de abastecimento. Para o caso específico foram realizadas descargas na rede para garantir a qualidade da água distribuída dentro dos padrões de potabilidade.

A concessionária reforça, ainda, que quando ocorre alteração na coloração, o cliente deve entrar em contato com a Concessionária por meio dos canais de atendimento, onde uma equipe operacional prontamente se dirigirá ao local para analisar a situação e atestar a qualidade da água.”

.