De acordo com informações do meteorologista Fernando Rafael, da Defesa Civil de Santa Catarina, nesta sexta-feira(08), a frente fria se afasta do estado e um sistema de alta pressão já avança em sua sua retaguarda, garantindo o retorno do tempo firme nas áreas do Grande Oeste e Planalto Sul. No entanto, a frente fria ainda provoca pancadas de chuva ao longo do dia no litoral, serra, Vale do Itajaí e Norte do estado, especialmente entre a madrugada e manhã. Os ventos passam a soprar de sul/sudeste com fraca intensidade no interior do estado e moderada ao longo do litoral, especialmente entre a região de Florianópolis, Baixo Vale e Litoral Norte, com rajadas entre 50 e 70 km/h; a previsão para Penha é de rajadas com velocidade máxima de 60km/h.
O sábado(09) será marcado pela grande quantidade de nuvens e céu nublado do Meio-Oeste em direção ao litoral e Norte do estado, em virtude do transporte de umidade do oceano para o continente provocado pelo sistema de alta pressão, sem previsão de chuva para Penha. A temperatura máxima deverá atingir 23°, mesma temperatura de domingo(10), quando o fluxo de ar quente e úmido proveniente do Norte do país, combinado a atuação de uma área de baixa pressão, favorecem o retorno das pancadas de chuva e dos temporais pelo estado, começando já no início da madrugada em áreas do Extremo Oeste e se espalhando pelas demais regiões ao longo do dia. Uma precipitação de 20mm de chuva devem cair sobre Penha neste dia.
Na segunda-feira(11), a circulação de umidade ainda favorece a ocorrência de pancadas de chuva no Litoral, quando novamente 20mm de chuva atingirá Penha. Na terça-feira(12), a condição para chuvas diminui no litoral, mas segue com baixos volumes até a sexta-feira(15), dia em que a temperatura máxima passa de 30°. No fim de semana a condição prevista é para sol, tanto para o sábado(16) quanto para o domingo(17), quando as máximas devem atingir 32°.
Imagem: Defesa Civil/SC