Entre esta sexta-feira(15) e o domingo(17), de 14h às 22h, aproximadamente 35 km de acostamento entre Itapema e Navegantes e próximo do trevo da SC-470 estarão liberados provisoriamente para veículos leves transitarem. A liberação é uma solicitação da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), acatada pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e formalizada pela portaria n° 29 de 05/12/2023 da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A operação será executada pela concessionária Arteris Litoral Sul em parceira com a PRF.
Segundo o Superintendente da PRF em Santa Catarina Manoel Fernandes, “a liberação do acostamento não é a solução ideal para o problema de mobilidade na região. Mas diante da saturação que se encontra o fluxo na BR-101 e a falta de alternativas a curto prazo, testar o uso do acostamento acaba sendo a medida possível para melhorar a fluidez do trânsito”. Por fim, um dos responsáveis por operar a rodovia, o Diretor Superintendente da Arteris Litoral Sul, Cesar Sass, reforça o compromisso com a segurança dos usuários da BR-101. “Atenderemos à solicitação da melhor maneira possível, sempre em colaboração com a PRF, e continuaremos com nossas equipes operacionais mobilizadas para garantir uma viagem segura e tranquila a todos”, finaliza o diretor.
Após o período de teste, a continuidade da operação será avaliada pelos órgãos competentes.
Serão dois segmentos de liberação, apenas no sentido Norte, sendo eles do KM 151,5 ao KM 142,2 (entre Itapema e Balneário Camboriú) e também dos KM 139,6 (túnel do Morro do Boi) ao KM 114,1 (em Itajaí, nas proximidades da ponte sobre o rio Itajaí-Açu).