Após 15 dias de votação aberta em todos os prédios públicos da cidade e online, o Instituto do Meio Ambiente (IMP) divulgou o resultado da competição Ave-Símbolo, que definiu o Tiê-Sangue como o representante oficial de Balneário Piçarras. O evento de divulgação foi realizado nesta quarta-feira, 5, no auditório da prefeitura.
A ação contou com a parceria da ONG SelvAge Mata Atlântica, que desenvolveu urnas em formato de ninho. Ao longo do período aberto para votação, a Secretaria Municipal de Educação também formou uma parceria com a instituição. Os alunos do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental das Escolas CIEF, Monteiro Lobato, Professora Francisca Borba, Professora Felicidade Pinto Figueredo e São Brás realizaram a Trilha do Morro do Quininho, local onde avistaram e identificaram pássaros.
O Plano de Ação para a Conservação da Ave-Símbolo, desenvolvido pelo IMP, prevê diversas ações, como o plantio de árvores e arbustos frutíferos, espécies que as aves possam utilizar para comida e abrigo. Haverá a criação de corredores ecológicos, mosaicos e a recuperação de áreas degradadas, com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade da espécie. Um projeto de Lei será encaminhado à Câmara para instituir a ave escolhida como símbolo de Balneário Piçarras.
O plano prevê ainda a criação de programas específicos de educação ambiental no município, com a participação da Prefeitura, Secretaria de Educação, ONGs, proprietários particulares, Instituição de Ensino e Pesquisa. O IMP pretende realizar saídas de campo para o Parque Natural Municipal do Rio Piçarras, assim que estiver em funcionamento, para que a população possa avistar o Tié-sangue e as demais aves presentes no local.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Tiago Baltt, a presidente do IMP, Rosemari Bona, da secretária de Educação, Blaise Duarte e representantes de ONG SelvaAge Mata Atlântica, além de alunos das escolas municipais e particulares da cidade. Foram arrecadados mais de 4 mil votos, dos quais 1065 foram destinados ao campeão. O Tiê-Sangue é uma ave sul-americana considerada uma das espécies mais peculiares do mundo e é representante da Mata Atlântica.
Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras