Desde às 6h da manhã desta segunda-feira, dia 12 de agosto, trabalhadores da Celesc estão paralisados. O comunicado foi feito pela Intersindical dos Eletricitários de Santa Catarina (Intercel), afirmando que o o motivo da greve é a postura negligente da Diretoria da empresa tanto na negociação de direitos dos(as) trabalhadores(as) quanto na gestão da empresa.
“Atuando com uma lógica privada, a Diretoria tem PRECARIZADO condições de trabalho, o que impacta diretamente no serviço prestado à POPULAÇÃO. Apesar de todos os esforços da categoria em manter um atendimento de qualidade ao povo catarinense, a gestão desta Diretoria além de não recompor o quadro de pessoal próprio e aumentar a terceirização, ainda implementou um sistema comercial que segue trazendo transtornos, decisões que levam os(as) trabalhadores(as) a situações inseguras tanto física quanto mentais, PREJUDICANDO a população como um todo. Neste cenário, os(as) trabalhadores(as) da Celesc, que têm se dedicado a garantir o atendimento à população ainda têm sido atacados pela Diretoria. Não há valorização dos celesquianos(as) enquanto responsáveis pelos bons números técnicos e financeiros da empresa. Mesmo com uma proposta encaminhada pela Intercel em dezembro de 2023 para o Acordo Coletivo de Participação nos Lucros e Resultados 2024 dos celesquianos(as), a Diretoria não formalizou contraproposta, apostando em uma tentativa de divisão e enfraquecimento dos trabalhadores”, disse em nota.
Já a Celesc sustenta que apresentou aos sindicatos uma sugestão inicial de metodologia para a distribuição da PLR, mas que a Intercel não quis dialogar. “Foram feitas reuniões separadas com os dois grupos sindicais, sendo que a Intercel manifestou que não aceitaria qualquer proposta de modificação na forma de distribuição da PLR, porém o grupo formado pela Intersindical, (Sindicato dos Engenheiros, dos Técnicos Industriais, dos Economistas, dos Químicos, dos Contabilistas e dos Advogados) manifestou interesse em continuar as discussões e não entrou em greve”, explicou.
Com o atendimento ao consumidor afetado, a Celesc reforçou sobre as alternativas aos cidadãos: “Nossos clientes podem acessar mais de 20 serviços da empresa sem sair de casa. A 2ª via da fatura pode ser solicitada pelo WhatsApp (48) 99860-0067, no Aplicativo ou Agência Web, onde também podem informar falta de energia, pedir ligação nova, troca de titularidade e outros 20 serviços. Já no 0800 048 0120 podem solicitar serviços e tirar dúvidas 24 horas por dia, sete dias por semana. Se precisarem de atendimento emergencial, o telefone é 0800 048 0196”.
Imagem: divulgação / Celesc