Trabalhadores da Saúde de Penha questionam Prefeitura após médico ter testado positivo para COVID


PUBLICIDADE

Trabalhadores da saúde de Penha entraram em contato com nossa reportagem na noite deste domingo para denunciar que um médico que trabalha na Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Lídia testou positivo para COVID-19 na última sexta-feira, 26. Os trabalhadores denunciam que questionaram a Secretaria de Saúde municipal sobre o fechamento da UBS nos próximos dias, em virtude de todos terem mantido algum tipo de contato com o médico contaminado, mas a princípio não foram atendidos.

Os denunciantes também reclamam que todos foram convocados a estarem na manhã desta  segunda-feira na UBS para realizarem o teste no próprio local: “o teste deveria ser feito lá na Central Covid e não na UBS”, exclama um dos participantes do grupo. Além do cuidado com eles próprios, os trabalhadores se preocupam com as pessoas que irão à UBS nesta semana, caso não seja fechada enquanto se aguarda o resultado de testes. Outro denunciante questiona a dinâmica adotada pela Secretaria de Saúde diante deste caso: “Todo e qualquer teste só dá positivo após 5 ou 7 dias da exposição. Com apenas 3 dias de contato, como é o caso, não vai adiantar fazer o teste. É preciso fechar a umidade e sanitizar. Seguir protocolo OMS.”

Às 23:10h deste domingo, questionada por nossa reportagem, a Prefeitura de Penha informou em nota: “A Unidade Básica de Saúde do Santa Lídia, assim como todas as outras do Município estão aptas a receber qualquer paciente com segurança, todas as medidas em combate a Covid-19 estão sendo tomadas. A Secretaria Municipal de Saúde segue firmemente todos os protocolos em qualquer caso de suspeita ou confirmação de COVID-19 nas Unidades de Saúde de Penha, a Vigilância Epidemiológica já tomou todas as providências cabíveis, assim todas as Unidade de Saúde do Município de Penha estão aptas para receber qualquer paciente.”

Nossa reportagem repassou a nota aos servidores, que continuaram questionando. Às 23:40h, a Prefeitura de Penha enviou outra nota à nossa reportagem, afirmando que a Unidade de Saúde será Sanitizada na manhã desta segunda-feira, os profissionais serão encaminhados a Central Covid de Penha.