Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Trabalhadores da saúde de Penha reclamam que não poderão tirar férias em janeiro

Trabalhadores da saúde de Penha se reuniram para reclamar à nossa reportagem, que suas férias de janeiro lhes foram negadas pelo RH da Prefeitura, sem justificativa ou comunicado formal. Segundo a reclamação, eles tem férias vencidas em outubro, novembro e dezembro, mas não poderão gozar dos dias descanso em janeiro de 2021 conforme solicitação antecipada. “Mais um descaso com os funcionários, muitos trabalharam durante o ano todo, programado para esse momento descansar ou viajar”, afirma um deles. Eles lembram ainda que o grupo não é do mesmo setor e/ou local, não vindo a desfalcar a saúde municipal.

Por meio de nota, a Prefeitura de Penha afirma que, quem fez a solicitação antecipada de férias, foi regularizado e programado, sendo que pedidos feitos “em cima do laço” não será possível dar as férias, para poder garantir a continuidade do serviço público, pois não se pode por exemplo marcar férias para 5 pessoas de um mesmo setor e ele vir a parar”. A nota ainda diz: “a gente tem números dos anos anteriores, chega a triplicar o atendimento no Pronto Atendimento durante 20 de dezembro a 20 de janeiro; só no ano passado, sem pandemia, atendemos 48 mil pessoas. É mais do que a população de Penha”.  Por fim a nota complementa: “infelizmente alguns servidores não vão entender isso e isso é normal, mas a gente enquanto empregador tem esse poder e a vamos usá-lo para que a população tenha o melhor atendimento, da melhor forma possível, para que não sejam prejudicados com o aumento de pessoas na cidade de Penha durante o verão. Se as férias já estão vencidas, tem que pedir com 30 dias de antecedência, mas ainda assim cabe ao empregador decidir se vai poder dar férias ou não.”

Os trabalhadores, todos eles, afirmam terem solicitado as férias antes mesmo do período eleitoral, e lamentam ter de seguir trabalhando em pleno verão, depois de tanto esforço durante a pandemia, e agora diante com todo o descanso programado terão de voltar atrás em seus planos e continuarem trabalhando cansados.