Transporte e TFD da Secretaria de Saúde de Barra Velha alertam para o alto número de faltas

Na busca por ofertar serviços com qualidade e agilidade, a Secretaria de Saúde de Barra Velha – SEMUS, divulgou o relatório mensal de faltas, registradas no mês de fevereiro pelo setor de Transporte e Tratamento Fora de Domicílio – TFD do município. Os dados são referentes ao quantitativo de pacientes agendados para usarem os veículos de assistência da secretaria e ao número de procedimentos de média e alta complexidade, agendados em outras cidades pelo TFD.
A secretária de saúde, Lilian Ramos Gervasi, fala do impacto destes dados no serviço ofertado: “O registro de faltas é um indicador de muita relevância. Quando um paciente não comparece a uma cirurgia, consulta ou exame, muitos recursos públicos são perdidos. Além disso, também tem o tempo empenhado no atendimento e a perda da vaga de outra pessoa, que poderia ter sido atendida”, explica Lilian.
Durante o período, o setor de Transporte da secretaria obteve 62 faltas, um aumento percentual de quase 20% em relação ao mês anterior. Em janeiro foram 52. No TFD, setor responsável pelo agendamento de cirurgias, consultas com médicos especialistas e exames de média e alta complexidade na rede SUS de outras cidades, 162 pessoas não compareceram a estes procedimentos em fevereiro.
A secretaria reforça o pedido à população: Nos casos necessários de ausência ou impossibilidade do comparecimento, é responsabilidade do paciente o aviso prévio da falta. Para mais informações, dúvidas ou sugestões, a orientação é contatar o setor de Transporte da SEMUS apenas por whatsapp no número: (47) 99171-0982, ou ainda procurar a Ouvidoria Municipal, no contato: (47) 3446-7711, ou 162.
Imagem: Prefeitura de Barra Velha