Trecho do livro “AÇORIANOS DE LÁ E DE CÁ”, do escritor Cláudio Bersi


PUBLICIDADE

Os açorianos que vieram especialmente para Santa Catarina, a convite ou a pedido do Brigadeiro José da Silva Paes, desembarcam na Ilha do Desterro no período de 1748 a 1756. Os que não ficaram na Ilha foram para o continente próximo desde São Miguel da Terra firme – daí pro sul. Só depois da invasão espanhola à Ilha de Santa Catarina, em 1777, é que houve maior integração, atingindo todo o litoral do Estado até a divisa com Paraná.

Quanto a colonização, deve ser observado que os lugares que eram habitados antes de 1748, não se classificam como sendo de colonização açoriana. Lugares como São Francisco, Itapocorói, Porto Belo, Florianópolis e Laguna, são de colonização originada do português continental, do índio, da miscigenação dos dois (caboclo) e, sobretudo, brasileira – a nova raça própria do país cuja formação vinha de 248 anos.

Quanto à cultura, não se pode negar a influência açoriana, que, a partir de 1748 foi introduzida deixando raízes para as gerações futuras.

 

Você curtiu um trecho do livro “AÇORIANOS DE LÁ E DE CÁ”, de Cláudio Bersi de Souza. Adquira o livro diretamente com o artista e o apoie para que novas obras sejam lançadas. Com mais de 40 livros escritos, sr. Cláudio tem 87 anos, diplomou-se jornalista, foi marítimo e comerciante.

Rua Itacolomi, n°48, Praia de Armação do Itapocorói, Penha • (47) 3345-5990.