Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Treinador de Penha é convocado para treinar a seleção brasileira de xadrez em competição internacional

O professor de xadrez da Prefeitura de Penha, Maico da Costa, foi convocado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) para ser um dos treinadores da seleção brasileira de xadrez durante o 26º Jogos Sul-Americanos Escolares. A enxadrista local, Mariana Nara da Costa (12 anos), também vai disputar a competição, que acontece de 6 a 11 de dezembro, em Assunção, no Paraguai.

No mês passado, Maico já havia sido convocado para ser um dos treinadores da seleção catarinense. Agora, uma nova emoção marca sua carreira. “Tudo novidade. Tinha sido a primeira convocação por Santa Catarina e agora para compor a delegação brasileira. Foi uma alegria imensa, reconhecimento do trabalho realizado por anos”, definiu Maico, que atua como treinador há meia década.

Autodidata no xadrez, Maico detalha que o esporte entrou em sua vida “como hobby há uns 15 anos. Participava de alguns torneios em Santa Catarina e estudava por conta própria. Entrou pra valer mesmo faz 5 anos, quando o Governo Municipal de Penha aderiu a modalidade de xadrez no projeto contraturno, hoje com o nome de Projeto Virando o Jogo”. Desde então, os feitos se acumulam.

Além do treinador penhense, a cidade terá a multicampeã Mariana, de apenas 12 anos, na delegação brasileira. A vaga foi conquistada por seu desempenho nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), mês passado, no Rio de Janeiro. “Cada título tem uma sensação única, ainda mais quando vem com muita luta”, resumiu ela, que desde então vem se preparação para a competição internacional. Clara Dias (Criciúma) também disputa os jogos.

O trio se junta à delegação brasileira no dia 5, em São Paulo, onde embarca rumo ao Paraguai. O retorno está previsto pata o dia 12. “E, no que depender da nossa dedicação, queremos pisar em solo brasileiro com algum troféu – mostrando a força do xadrez brasileiro, catarinense e, que sabe, de Penha”, encerra Maico.

 

Imagem: Prefeitura de Penha