O xadrez de Penha é destaque internacional mais uma vez. O treinador da modalidade da Prefeitura de Penha, Maico da Costa, e a enxadrista local, Mariana Nara da Costa, de 14 anos, representam o Brasil no Mundial Escolar, que acontece de 30 de abril a 9 de maio, em Lima, no Peru. Maico ressalta a importância da participação em mais uma competição internacional. “Isso mostra que estamos no caminho certo. É uma competição de alto nível, de muita dificuldade, mas estamos preparados para o desafio”, pontua.
Além do treinador, a multicampeã Mariana também irá representar a cidade – ela é uma das contempladas do Programa Bolsa Atleta, da Fundação Municipal de Esportes de Penha e vai ao Mundial com apoio da Vetter Empreendimentos e outro apoiador do setor privado. “Estamos novamente em busca do sonho da medalha. Ano passado bateu na trave, e esse ano vamos fazer o máximo para conseguir o pódio”, finaliza Mariana. No último ano, Mariana conseguiu um resultado histórico com a quarta colocação.
A responsabilidade pela organização do Campeonato Mundial Escolar de Xadrez é da Federação Peruana de Xadrez (FDPA) juntamente com a FIDE.
Imagem: Prefeitura de Penha