Tribunal de Contas do Estado e Câmara de Vereadores aprovam contas de 2017 do governo Aquiles
O prefeito de Penha teve na noite deste segunda, um destaque de por volta de 20 minutos na sessão da Câmera de Vereadores de Penha. Aquiles falou sobre a aprovação pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, das contas municipais referente ao exercício 2017.
O prefeito iniciou destacando os gastos com a folha que estavam em 58% (acima do limite máximo) quando recebeu o governo, e que conseguiu trazer para 56% ainda em 2017 apesar de todas as dificuldades, como o fato de ter assumido a prefeitura com 70 milhões de reais em dívidas, dificuldades na liberação de verbas dos governos federal e estadual e de naquele primeiro ano ser obrigado a trabalhar com orçamento aprovado pela gestão anterior, onde teria adotado até mesmo medidas de cortes dos próprios salários em 30% para poder cumprir as metas.
Ele ainda menciona que em 2018 conseguiu baixar este teto para 54%, saltando no ranking, da posição número 268 para a posição de número 6 no estado, e 1° na região da ANFRI.
Entre as conquistas de seu governo, Aquiles menciona reformas e melhorias em todas as unidades escolares; cozinhas industriais, utensílios, fornos, fogões, geladeiras, freezes, tudo conseguido através do novo modelo de gestão. Creches foram reformadas também. O prefeito ainda cita a escola do Mariscal onde havia um alto índice de evasão dos alunos, e hoje, com escola reformada a exemplo da escola do Nossa Senhora de Fátima, eles contam com sistema Positivo, ensino em tempo integral como projeto piloto, aula de robótica, etc, devolvendo aos alunos o orgulho de estudarem lá. Ainda na edução, são realizados projetos musicais nas escolas, línguas, etc. Outro ponto levantado nesta pasta foi o transporte escolar, que recebeu estudo e projeto para melhorar o traslado de alunos municipais e universitários.
Na pasta da saúde, o prefeito destacou o odonto móvel, consultório que vai até os bairros; o UBS animal, uma clínica veterinária que também vai até os bairros, transformando Penha em uma das cidades que mais faz castrações em Santa Catarina. Outras conquistas como a abertura do posto de saúde do Nossa Senhora de Fátima, aquisição de veículos, central de distribuição de remédios, programa Zera Fila – que zerou a fila para cirurgias de cataratas, mamografias, ginástica para a melhor idade entre outros.
No esporte, Aquiles disse que são 15 modalidades oferecidas no contraturno para as crianças da rede municipal de ensino, dando destaque para as meninas do basquete sub 13 catarinense que foram vice-campeãs estaduais neste domingo, e para o também segundo lugar no xadrez.
No desenvolvimento, foi a vez do Instituto Estia e a Sala do Empreendedor receberem o comentário do prefeito, onde os empresários recebem atenção especial, podendo inclusive abrir uma empresa em 24h; e a secretaria de planejamento, ele cita que atualmente está aprovando projetos de construção civil em apenas 4 dias, sendo que a meta é 7.
Na assistência social, Aquiles elogia os trabalhos sociais principalmente os realizados junto aos moradores de rua, e o projeto Lar Legal, que beneficia centenas de pessoas, com matrículas imobiliárias sendo entregues. A secretaria de pesca também ganhou destaque do prefeito, com um projeto realizado onde os pescados de Penha possam ser comercializados para fora da cidade através dos selos especializados.
Por fim, no turismo, o prefeito de Penha cita o Distrito Turístico, a tentativa de trazer outros empreendimentos para a cidade, como parques temáticos, museus, etc. E entre outros itens, ele ainda destacou 16km de ruas pavimentadas, reorganização da defesa civil, 30 mil tubos colocados em todos os pontos da cidade, praças, conquista da Unidade Judiciária e por volta de 500 computadores em todas as pastas da gestão.
Após sua fala, os vereadores votaram e aprovaram as contas por unanimidade.