Troféu Açorianidade lança oficialmente a 26ª edição da Festa Açoriana em Penha


PUBLICIDADE

Aconteceu na noite da última quarta-feira, 30, a entrega do Troféu Açorianidade 2019, o maior prêmio cultural catarinense, concedido anualmente pelo NEA – Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), com objetivo de reconhecer o trabalho de pessoas e instituições em prol da preservação e divulgação da cultura açoriana no estado. A premiação também precede a realização do 26º Açor (Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina), que este ano será em Penha, que por isso também sediou a entrega do troféu.

Ao todo foram 10 troféus, cada um homenageando cada uma das ilhas do arquipélago de Açores. A cidade de Penha recebeu três troféus: O Troféu Açor 2019 para a Prefeitura Municipal, na categoria de organizadora do Açor; o troféu Ilha Terceira, na categoria grupo folclórico para os Foliões do Divino Espírito Santo; e o troféu Ilha Graciosa, na categoria pesquisador e historiador, para Cláudio Bersi de Souza.

 

 

 

A prata da casa foi quem recebeu mais homenagens, tanto Bersi quanto os foliões do Divino. O folião Zé Olavo, coordenador do grupo, dedicou o troféu a todos os colaboradores e foliões que o grupo teve ao longo dos anos, mas especialmente ao saudoso Domingos do Passos Leite, o Passinho, que nos deixou em 2017. Posteriormente, também fez uma defesa apaixonada da tradição da Festa do Divino Espírito Santo, a qual o Prefeito Aquiles da Costa garantiu que vai continuar apoiando e não vai medir esforços para manter o que considera um patrimônio histórico e cultural da cidade. O escritor Cláudio Bersi de Souza agradeceu a homenagem, quando foi lembrado ao público que já escreveu 28 livros, somando 40 edições, incluindo romances, história e biografias, configurando o autor no maior e mais conhecido escritor de Penha.

Além destes também foram premiados personalidades e instituições do resto do estado. O prefeito Emerson Luciano Stein, de Porto Belo, recebeu o troféu Ilha Faial, de administração municipal por apoio a cultura açoriana. E da mesma cidade, veio o construtor naval Vitor Manoel Lucinda, para receber o troféu Ilha do Pico, na categoria Mestre dos Saberes e Fazeres. O Troféu Ilha de São Jorge, na categoria personalidade do ano, foi para o coordenador do grupo cultural Mixtura (que faz 20 anos agora em 2019), Paulo Henrique Neto, de Bombinhas.

Josiane da Rosa Ferreira, tecelã da cidade de Balneário Gaivota, recebeu o troféu Ilha do Corvo, na categoria artesã. Já o troféu Ilha de Santa Maria, na categoria de veículo de comunicação, foi recebido pelo Jornal Içarense, de Içara. Na categoria Escola de Ensino Fundamental ou Médio que promove a cultura açoriana, o Troféu Ilha de Santa Catarina, foi entregue para professor e alunos representando a E. B. Professora Maria Dutra Gomes, de Itajaí. O troféu Açorianidade Especial 2019, por sua vez, foi para o Professor Vilson Francisco de Farias, de Palhoça.

Findada as apresentações e premiação, o Prefeito Aquiles da Costa declarou oficialmente lançada a 26ª Açor, que acontecerá em Penha de 22 a 24 de novembro. A Festa terá cerca de 70 apresentações culturais, além de exposições e outras atrações, vindas de cerca de pelo menos 40 delegações de cidades com colonização açoriana no estado.

 

 

 

Com informações da Prefeitura de Penha