Troféu “Franklin Bento” premia 39 representantes da cultura de Penha


PUBLICIDADE

A Prefeitura Municipal de Penha, por meio da Fundação Cultural Picucho Santos, promoveu o 1º Prêmio Trajetória Cultural de Penha, o “Troféu “Franklin Bento”. A iniciativa reconheceu 39 fazedores de cultura que se inscreveram no Edital Trajetória Cultural, aplicado com os recursos da Lei Paulo Gustavo, e que comprovaram histórico nas artes e na cultura. O evento aconteceu na Escola de Arte Culinária Laci dos Santos Leite.

O prêmio de trajetória engloba artes plásticas e artesanato, literatura, livro e leitura, grupos folclóricos e cultura popular, tradicional e alimentar, dentre outros. Além do certificado e do troféu – uma bateira com a foto do seu Franklin produzida pelo artista Jeferson de Almeida de Mello – cada premiado recebeu um recurso financeiro, sendo R$29.866,82 ao todo.

O superintendente da Picucho Santos, Eduardo Bajara, explica o intuito do edital de trajetória cultural. “Precisamos reconhecer os nossos fazedores de cultura e o quanto eles contribuem pela cultura da nossa cidade. Premiamos então os pescadores, as bandeireiras do divino, artista plástico, os de cultura alimentar e tantos outros. É uma felicidade imensa tirarmos esse sonho do papel”, pontua.

João Nestor de Souza, folião da Festa do Divino há 13 anos, foi um dos contemplados no edital. “É uma satisfação enorme ter esse reconhecimento pelo trabalho que fazemos com muito amor e dedicação. Agradeço ao Governo Municipal e ao Bajara pela iniciativa”, destaca.

A família do Senhor Franklin Agostinho Bento, falecido aos 86 anos, no dia 27 de julho de 2008, também esteve presente. Ele foi uma grande referência nas cantigas, rezas, benzeduras, lendas e folguedos, nascido no bairro Santa Lídia.

“É uma alegria imensa estar aqui hoje, ter esse reconhecimento ao meu avô, que foi um homem maravilhoso, de muita cultura”, finaliza Leandro Ramos Bento, neto de Seu Franklin.

LISTA DOS PREMIADOS

CULTURA POPULAR, TRADICIONAL E ALIMENTAR

Dorvalina Tabalipa Pereira

Laura Rodrigues Cunha

Ester R das Neves Dias

Olavio Amandio De Souza

João Nestor de Souza

Renato Luís Amorim Silva

Iolanda da Silva bento

Afonso Joao Martins

Eliane Maria Rodrigues

Ricardo Alexandre Rigo

Rosiane Cipriano Brunner Leite

Amarildo Teodoro

Alcides Lidio Dos Santos

Maria da Costa

Antônia Maria da Silva

João Manoel Tomas

Ludgero João dos Santos

Eronides flores

José Carlos Alexandrina

Manoel Antônio Mario

GRUPOS FOLCLÓRICOS

Roberto Antonio Leite Junior

Bruna Giovana Borges

Assoc. Coral Profª Laci Simão Corrêa

Osvaldo Inocêncio

LITERATURA, LIVRO E LEITURA

Paulo Sérgio dos Santos

Claudio Bersi de Souza

Carlos Eduardo Leite

Vilmar Felício Adriano

ARTES PLÁSTICAS E ARTESANATO

Clóvis Cercal

Aldo Pereira de Andrade Filho

Anelize Claudino

Corina dos Santos Flores

Vanja Rebello dos Santos de Souza

Flávia da Silva Pascoal

Wanildo José Rosa

Izabel das Neves Rosa

Rogério chagas Sampaio

Marcelo Waldemar Fernandez Forte

Silvia Anabel Santana Diaz

LEI PAULO GUSTAVO

A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022) viabiliza o maior investimento direto no setor cultural da história do Brasil e simboliza o processo de resistência da classe artística durante a pandemia de Covid-19, que limitou severamente as atividades do setor cultural. É, ainda, uma homenagem a Paulo Gustavo, artista símbolo da categoria, vitimado pela doença.

Ao todo, foram 85 prêmios propostas aprovadas no município de Penha nos editais de audiovisual, trajetória cultural e outras setoriais, com um recurso de aproximadamente R$303 mil para tramitar o edital completo.

 

Imagem: Prefeitura de Penha