É neste domingo(01) a votação para eleger os novos conselheiros e conselheiras tutelares, profissionais que atuam na linha de frente visando à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A eleição unificada dos membros dos Conselhos Tutelares ocorre em todo o Brasil a cada quatro anos, no primeiro domingo de outubro do ano seguinte ao da eleição presidencial. A votação acontece de 8h às 17h, e neste ano, pela primeira vez, teremos urnas eletrônicas em 243 cidades de Santa Catarina, um empréstimo do TRE-SC, que está apoiando as eleições.
A eleição é feita por voto direto, secreto e facultativo e é organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Podem votar todos os eleitores em situação regularizada no TRE no prazo de 90 dias antes do pleito, ou seja, todas as pessoas que, no dia 3 de julho deste ano, estavam aptas a votar. Consulte sua situação eleitoral no site do TRE-SC, pelo aplicativo e-Título ou pelo telefone 0800-6473888.
Todos os municípios do país precisam ter ao menos um Conselho Tutelar, órgão responsável pelo atendimento de crianças e adolescentes que têm seus direitos ameaçados ou violados. É o conselheiro tutelar quem faz os atendimentos iniciais, reconhece o problema e encaminha a situação para a rede de atendimento do município. Cada Conselho Tutelar é formado por cinco conselheiros titulares, escolhidos pela população local. O coordenador de Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação do MPSC, Promotor de Justiça Eder Cristiano Viana, avalia a eleição como um momento de elevada importância e participação democrática, porque a comunidade irá escolher alguém da comunidade, pelo voto, que cuidará tanto dos casos envolvendo crianças e adolescente no local, no seu bairro e município, como do funcionamento das políticas de atendimento para eles.
Participe. Exerça o seu direito de votar. Você pode ajudar a eleger as pessoas mais preparadas para essa função tão importante. Se tiver qualquer dúvida, busque orientação no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de sua cidade.
Serão cerca de 1.500 conselheiros eleitos – pelo menos cinco em cada um dos 295 municípios catarinenses. A organização das eleições, assim como a apuração e a totalização dos votos, é de responsabilidade dos respectivos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. Conforme estabelece o artigo 139 da Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), compete ao Ministério Público fiscalizar o pleito. A posse dos conselheiros eleitos está prevista para 10 de janeiro de 2024 e o mandato vai de 2024 a 2027.
Em Penha, a eleição ocorre na Escola Básica Manoel Henrique de Assis, no Centro. Abaixo, a relação por ordem alfabética seguida de número do candidato e o nome que aparecerá na urna no momento da votação.
Cleberson Damy Bezerra (Cleberson Bezerra) – nº 354
Estela Wernke (Estela) – nº366
Katia Cilene Krueger (Kátia Krueger) – nº362
Larissa Correa Costa (Larissa Corrêa Costa) – nº 353
Marcia Cristina da Silva Lukenchuke (Marcia Luke) – nº 361
Marcia Leal Zimmermann (Marcia Leal) – nº 374
Marlene Pereira Siqueira (Professora Marleninha) – nº 355
Matheus Marcondes Romeiro Sobrinho (Matheus) – nº 368
Rivaldo Antonio Yagi Junior (Rivaldo Yagi) – nº 363
Sharlene Maria Kruger (Sharlene) – nº 364
Tania Auzier Pereira (Tania Auzier) – nº 357
Wilson Mistura (Mistura) – nº 365
A população de Balneário Piçarras pode votar na Escola Professora Francisca Borba e Centro Integrado de Ensino Fundamental Prof. Mirian Geny Friedrichsen (Cief). Votará no CIEF aqueles que tem seção eleitoral na Escola de Educação Básica Alexandre Guilherme Figueredo, Escola Monteiro Lobato e CIEF. Os moradores que votarão na Escola Professora Francisca Borba são os que possuem seção eleitoral na Escola Adolfo Cabral, Escola de São Brás, Escola Professora Felicidade Pinto Figueredo, Escola Professora Francisca Borba, Univali e CEI Professora Alcina de Oliveira Figueredo. Confira abaixo a lista de candidatos:
Adilson Borges Cardoso
Número na urna: 110
Carlos Atilas Santos Galvão
Número na urna: 120
Clarissa Isis Cardoso
Número na urna: 130
Cristina Gutmann
Número na urna: 140
Datiane Thibes
Número na urna: 150
Dilceneia Fátima Kuss
Número na urna: 160
Edesio Rocha Junior
Número na urna: 170
Julia de Bittencourt Sedrez
Número na urna: 190
Juliane de Souza Ramos
Número na urna: 200
Jussandra Iria Gomes Tavares
Número na urna: 210
Kamilla Mayara Isensee
Número na urna: 220
Larissa Nunes Weingartner
Número na urna: 230
Leni Bernardete Chilanti Lazzarin
Número na urna: 240
Mariana Boff Barreto
Número na urna: 250
Mariane Lovat
Número na urna: 260
Maryan Francine Vieira Pedroso da Silva
Número na urna: 270
Nadir Maria Surdi de Mendonça
Número na urna: 280
Neilo Roberto de Oliveira Machado
Número na urna: 290
Roberta Alves Gonçalves
Número na urna: 300
Shislene Roza Ramos
Número na urna: 310
Simonia de Jesus dos Santos Klug
Número na urna: 320
Tamiris Morais de Liz
Número na urna: 330
Vanessa Enilda Brockveld de Borba
Número na urna: 340