Unidade da Univali de Penha recebeu mais um golfinho que morreu encalhado em praias da região


PUBLICIDADE

Ainda nesta primeira semana de julho, a equipe da Univali – Unidade Penha divulgou o registro de ocorrência de encalhe de um golfinho-nariz-de-garrafada na Praia de Quatro Ilhas, em Bombinhas. O animal era uma fêmea adulta, sem vida, em ciclo gestacional. A carcaça da fêmea adulta estava em estágio avançado de decomposição e foi encaminhada para a base do PMP-BS em Penha. Apesar do avistamento da espécie ser comum nas praias monitoradas pela Univali, o encalhe desses golfinhos é incomum.

A gestação foi constatada pela equipe técnica no momento das avaliações externas e internas. A mãe tinha aproximadamente 2,95 metros de comprimento total e pesava 275 quilos. Já o feto, ainda em fase de formação, media 85 centímetros de comprimento total e pesava 4,6 quilos. O período gestacional dura em torno de 12 meses e as fêmeas geram filhotes a cada três ou quatro anos.

Nesta ocorrência o animal não possuía marcas no corpo compatíveis com emalhe em redes de pesca e não foi possível observar alterações no organismo causada por lesões devido ao estágio de autólise pela decomposição natural de células e tecidos.

Esse foi o primeiro golfinho-nariz-de-garrafa fêmea prenha registrada em praias entre Barra Velha e Governador Celso Ramos em quase sete anos de atuação do PMP-BS. A expectativa de vida de golfinhos-nariz-de-garrafa fêmeas é de aproximadamente 50 anos. Já os machos podem viver entre 40 e 45 anos de vida.

Golfinhos dessa espécie são cosmopolitas. Isso porque a espécie é muito adaptável aos vários ambientes em que habita, tanto costeiros quanto oceânicos. É comum avistar grupos desses cetáceos perto de praias e até mesmo em áreas estuarinas (onde há desembocadura de rios).

Encontrou uma ave, uma tartaruga ou um mamífero marinho encalhado na areia da praia? Acione as equipes do PMP-BS pelo telefone 0800 642 3341. Se possível faça uma foto do animal e envie pelo WhatsApp (47) 99214-0960. Informe a praia, o município e um ponto de referência do encalhe. A Univali – Unidade Penha funciona diariamente das 8:30h às 17:30h.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

Tem como objetivo avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Univali monitora o Trecho 4, compreendido entre Barra Velha e Governador Celso Ramos (SC).

 

Imagem: UNIVALI – Penha