Neste sábado, dia 15, todas as Unidades Básicas de Saúde de Balneário Piçarras estarão abertas das 8h às 17h para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A população alvo tem a faixa etária de 6 meses a 49 anos. A campanha acontecerá até o dia 13 de março. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Reckziegel acrescenta que a campanha também será utilizada para aplicação da dose da vacina contra a febre amarela.
Para tomar a vacina contra o sarampo é necessário ir até uma sala de vacinação e levar a caderneta, se tiver. Pessoas com o esquema completo de doses não precisam tomar a vacina novamente. Aqueles que não têm a caderneta, não lembram ou não sabem se completaram o esquema vacinal, precisam tomar a dose pelo seguinte esquema: – 6 meses de vida a dose zero, 1 ano de idade a primeira dose, 1 ano e 3 meses a segunda dose, até 29 anos de idade a pessoa precisa ter duas doses e de 30 a 49 anos de idade a pessoa precisa ter uma dose.
A campanha pede atenção especial para a imunização de crianças na faixa de 6 meses a 4 anos e adultos com idade entre 20 e 29 anos. Esses grupos são os mais vulneráveis à doença. Quem tem mais de 49 anos não está incluído na campanha porque teve contato com o vírus do sarampo durante a infância, quando a circulação da doença era maior.
Sarampo
O sarampo é uma doença respiratória, extremamente contagiosa que pode causar complicações como pneumonia e encefalite e, em casos mais graves, levar à morte. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar e o vírus pode permanecer no ambiente por até duas horas. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca tenham sido expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. A única maneira de evitar o sarampo é com a vacinação. Os sintomas do sarampo são: febre alta, tosse, coriza, olhos avermelhados e manchas vermelhas pelo corpo.