Unidades de Saúde de Barra Velha orientam sobre o Teste do Pezinho


PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barra Velha por meio do setor de Atenção Primária orienta a população sobre o Teste do Pezinho, um teste que salva vidas. Com o objetivo de manter a saúde em dia e prevenir doenças graves como a Fibrose Cística nas crianças de Barra Velha, a Secretaria de Saúde por meio da Atenção Primária, setor responsável pelas Unidades Básicas de Saúde – UBS dos bairros, orienta a comunidade sobre o Teste do Pezinho, feito em recém nascidos entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê. A secretária de Saúde, Lilian Ramos Gervasi, explica porque é importante conhecer esse protocolo: “Com informações precisas sobre o tema, as mães terão mais segurança e confiança em nossos serviços. Assim, também asseguramos a qualidade dos resultados”, comenta Lilian.

O exame é realizado em todas as unidades de saúde do município e nas maternidades de referência, (nos casos de internação após o nascimento), por um enfermeiro ou técnico em enfermagem capacitado. O procedimento é simples, o pé da criança recebe uma pequena picada e é feita a coleta de sangue do paciente. Os pés são o local escolhido por serem regiões com muitos vasos sanguíneos, e isso torna o momento menos dolorido para o bebê.

O enfermeiro Athos Dillan Gomes, conta como funciona a demanda nas unidades: “Não é preciso agendar o teste, ele é feito com demanda livre, por ordem de chegada. As mães podem levar seus filhos na UBS do seu bairro, para a coleta durante todo o expediente, exceto nas sextas-feiras, dia em que preferencialmente as coletas devem acontecer até às 9h. Assim, o material poderá ser enviado ainda no mesmo dia, do contrário o material pode sofrer o que chamamos de hemólise, ficando inapto para uso durante o fim de semana”, destaca o servidor. Todas as amostras são enviadas pelo correio para o laboratório da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional – FEPE, em Curitiba/PR. O prazo para o recebimento dos resultados varia entre 15 e 20 dias.

 

Imagem: Prefeitura de Barra Velha