Usuários de UBS de Penha reclamam da falta de cobertura para que seja possível aguardar atendimento protegidos de sol e chuva


PUBLICIDADE

Na manhã desta segunda-feira o Penha Online recebeu reclamações a respeito da falta de cobertura em Unidades Básicas de Saúde de Penha. Uma delas veio da UBS da Armação: “a gente tá à deriva aqui desde 6h no Posto de Saúde onde tem idosos, um senhor chegou a passar mal por causa da temperatura. Aqui é tudo pai de família, tudo trabalhador. Eu queria colocar o secretário de saúde, o prefeito e os vereadores aqui pra ver se eles aguentavam. Eu espero que o secretário, como o senhor tá assumindo agora a pasta, que faça uma reflexão, num sol quente desse, pessoas de idade. Quando abriu a porta disseram que não ia ter médico hoje, isso é um absurdo, calamitoso, tenham mais respeito com o ser humano”.

Com relação às coberturas, o secretário de Saúde Rodrigo Medeiros garante que está fazendo os orçamentos: “estamos fazendo orçamento de todas as unidades, pra ver se vai ser necessário fazer licitação ou se dá pra fazer uma compra emergencial. A gente tava aguardando terminar a reforma de todas as unidades pra não ter retrabalho de colocar os toldos e tirar pra reformar os prédios. Eu sei que o verão tá chegando e o pessoal acaba ficam na frente das unidades e é ruim. Já penso nisso desde o início do ano, mas teve os percalços na licitação das reformas. Acredito que esse processo todo esteja pronto até o final do ano.”

Sobre a falta do médico, o secretário afirmou que tem médico sim em todas as unidades: “provavelmente agora com verão e trânsito, vai ter probleminha de atraso. A maioria dos nossos médicos moram em Itajaí e Navegantes e acabam chegando um pouco mais tarde nas unidades, mesmo que se organizem pra sair no horário, às vezes o trânsito atrapalha, por isso as pessoas precisam entender que o verão chegou e às vezes os médicos atrasam um pouquinho. Mas a gente tem médico sim, inclusive dois médicos”.

Uma das pessoas que enviaram as reclamações na manhã desta segunda, deixou a UBS de Armação e foi para Navegantes: “eu tava começando a passar mal e vim pra Navegantes pagar consulta particular sem ter dinheiro. Que falta de respeito”, concluiu a reclamante.