Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Usuários do Pronto Atendimento de Penha reclamam da demora; diretora explica situação

O Penha Online recebeu reclamações na sexta-feira (31) e neste sábado (01) a respeito da demora no Pronto Atendimento de Penha. Nos dois casos de ontem, dois familiares de pacientes chamavam atenção para o fato de estarem mais de duas horas aguardando por atendimento, sendo que em um dos casos uma senhora sofreu desmaio e chegou ao local de ambulância e no outro caso, um homem teria chegado ao local às 18h e foi embora às 22:20h sem atendimento: “uma outra paciente havia chegado às 17h horas e às 22h ainda tinha 16 pessoas na frente dela para ser atendidas”, reclama.

Nossa reportagem conversou com a diretora do P.A., Sabrina Moreira, que explicou que o número de pessoas buscando por atendimento nestes dois últimos dias foi muito maior do que o tradicional para esta época do ano. Sabrina conta que a prefeitura programou antecipadamente e disponibilizou um terceiro médico para atender nestes dias de alta temporada. “Ontem ele passou mal e teve que ir embora. Mas tem muita procura, muito acima do normal, ontem mesmo foram muitas situações em decorrência da virada do ano, como agressões e coma alcoólicos, alguns casos de afogamento, muitos maus súbitos, os bombeiros traziam muitos pacientes o tempo todo e não tem como o atendimento ser rápido em alguns casos pois tem emergências, depois urgências, e assim por diante. E tem os casos de problemas respiratórios que ficam horas ocupando as macas no oxigênio, suspeitas da nova gripe H3N2, as pessoas precisam do tratamento, não dá pra mandar embora e receber o próximo, é muito complicado, as pessoas precisam do atendimento claro mas também precisam entender que há uma demanda muito grande pra um Pronto Atendimento, e a gente faz já o impossível”, comenta a diretora.

Sabrina conclui dizendo que acredita que o fluxo deve diminuir e normalizar nos próximos dias, uma vez que muitos turistas já retornam para suas cidades com o início da semana, mas reforça o pedido de compreensão e respeito aos funcionários que fazem o que podem para o atendimento mais breve possível a todos.

 

Imagem: Arquivo