Na noite desta segunda-feira ocorreu na Câmara de Vereadores de Penha, a primeira sessão do ano de 2020.
Após início formal da sessão, o primeiro vereador a se pronunciar foi Toninho, onde fez ao prefeito uma solicitação pela conclusão de obras nas ruas da cidade. Toninho também se pronunciou sobre a extinção do contrato entre a prefeitura e a Águas de Penha, posicionando-se a favor.
O segundo fazer o uso da palavra na tribuna foi o vereador Luiz Américo. Luizinho teceu reclamações sobre os problemas de falta de água, energia, esgoto tratado e também indagou o fato de a prefeitura ter entrado em recesso de fim de ano, e da falta de infraestrutura de Penha para receber turistas.
A vereadora Maria Juraci foi a próxima subir à tribuna. Juraci usou seu tempo para enaltecer o reajuste salarial dos professores, e chamou a todos pela melhoria na educação.
Em seguida a vereadora Regiane iniciou sua fala elogiado também os investimentos feitos na educação de Penha e concluiu cobrando melhorias no sistema de distribuição de água e energia elétrica.
O vereador Silas subiu à tribuna e fez observações cobrando mais ações do poder público quanto a manutenção da cidade, ruas, questão de águas e outros.
O próximo a falar foi o ex-presidente da câmara de vereadores, o vereador Everaldo Dal Posso. Ele iniciou também cobrando melhorias nas ruas e soluções dos problemas nas ruas de Penha, conclusão de obras de drenagem no Morro do Ouro, entre outras. Italiano dirigiu a palavra ao secretário do governo Duda Bueno, que estava presente. O vereador lamentou uma fala de Duda Bueno que o chamou de mentiroso em dezembro de 2019, quando a câmara divulgou na ocasião uma informação de que havia economizado por volta de 1 milhão de reais, dinheiro este que seria devolvido à prefeitura.
Jesuel Capela, o Juju, foi ao púpito cobrar melhorias por toda cidade de um modo geral, em especial à rua do Colégio Paiva, que está com um buraco aberto. Juju ainda reclamou das pessoas que dizem que vereador não trabalha, e citou estar printando ofensas e entrando com processo contra estas pessoas. Ele aproveitou para chamar o vereador Maurício Brockveld de “vereador de redes sociais”.
O vereador Antonio Joaquim fez uso de seu tempo na tribuna para reiterar a fala de muitos de seus colegas que já haviam cobrado melhorias em diversos setores da cidade e também observou que a comunidade cobra certas ações que não cabem aos vereadores, cuja função também é cobrar da prefeitura. Por fim o vereador lamentou a falta de decoração natalina em Penha, uma cidade turística, enquanto Barra Velha, Balneário Piçarras estavam bem preparadas para dar presente aos turistas.
Por fim, o prefeito Aquiles fez uso da tribuna. Ele destacou rapidamente as dificuldades encontradas nos primeiros anos de gestão e que apesar delas, conseguiu-se elevar o patamar da estrutura da educação da cidade, melhorias na saúde e pavimentação de ruas. Aquiles ainda lembrou todos os investimentos que tiveram que ser realizados após as enchentes de 17 de janeiro e fevereiro do ano passado; pontes, tubulações e outras obras emergencias que foram executadas mesmo sem estarem previstas pelo governo, impactando nos planos que não puderam ser realizados ainda naquele ano.
O prefeito ainda citou que não houve decoração natalina ou eventos para a virada de ano justamente pela falta de água, falta de energia, superlotação de turistas na cidade. Por fim Aquiles falou do contrato extinto junto à Águas de Penha e que vai apresentar em breve soluções para o problema de falta de água para a cidade.
O novo presidente da câmara, Isac, tomou então a palavra e se dirigiu basicamente à falta de respeito de muitas pessoas nas redes sociais, ao cobrarem ações e resultados dos políticos da cidade, com ofensas que atingem não só aos vereadores, mas também às suas famílias.