Aconteceu no último sábado, 07, a terceira e última etapa do Circuito FME de Surf, a maior competição do esporte em Penha, com vários destaques do surf da região. Dezenas de atletas foram a Praia Grande para decidir não apenas os campeões da etapa, mas da própria competição. Muita competitividade, expectativa e surpresas recepcionaram os participantes e o público espectador presente.
Na principal categoria, a open, houve virada, com o líder do ranking Ygor Arakaki não pontuando bem, não ficando nem entre os quatro primeiros colocados na etapa. Melhor para o até então segundo colocado, Dereck Adriano, que vice-campeão nesta terceira etapa, somou os pontos suficientes para ser o grande campeão da categoria, com Ygor Arakaki tendo que se contentar com o vice-campeonato. O terceiro colocado foi Caique Oliveira, primeiro lugar neste sábado, seguido por Samuel Serconek, quarto na etapa e na competição. No pódio do dia 07 subiu ainda em terceiro Raul da Silva.
Se Navegantes levou o open, na categoria Master deu Penha, com Marcelo Vieira confirmando o favoritismo. Apesar de chegar em terceiro na etapa, somou pontos suficientes para ainda ser campeão na categoria, com uma bela diferença do segundo colocado Ricardo Tavares, que ficou apenas em nono na etapa da Praia Grande.
Outro penhense que se destacou foi Gerson Peito, que ficou em primeiro na categoria Local, e em terceiro na categoria Master. Peito também foi o campeão da etapa Praia Grande.
Na categoria supwave, Trinca-Ferro confirmou o favoritismo e somou mais mil pontos. Em segundo ficou Carlos Veloso, com João Carlos Kim, prata da casa, em terceiro.
Falando em prata da casa, no petiz Penha ficou em segundo lugar no ranking final, com Rebeka Klotz, e em terceiro, com Bernardo Peito. O campeão foi Davi Schmitz, de Itajaí, com o quarto colocado, Matheus Amaral, de São Francisco do Sul, sendo o vencedor da etapa.
No júnior o título ficou com Murilo Brandt, com Guilherme Henrique em segundo, Noah Machado em terceiro, e Gabriel Pires em quarto.
Na avaliação do superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Carlos César de Souza, o Circuito cumpriu seu objetivo que foi realizar uma grande competição de surf em Penha. “Foi o maior campeonato de surf feito no município, com uma média de 80 atletas participando de cada etapa”, explica. “Tivemos a presença de várias feras do surf catarinense, e eventos como esse ajudam Penha a ser uma referência no esporte, atraindo muitos surfistas a visitarem nossa cidade em busca de suas ondas”, apontou.
Além da premiação em dinheiro na categoria open, houve também premiações com troféus, medalhas, kits e brindes para os campeões das demais categorias: Local, Master, Supwave, júnior e petiz, além de brindes variados, principalmente pranchas e kits de surf. O evento foi uma promoção da Prefeitura de Penha, através da FME, em parceria com a Associação de Surf da Praia Grande.