Golpistas tem invadindo perfis do instagram e, nos stories, anunciam produtos à venda ou investimentos milagrosos. Em casos extremos, a armadilha é tão bem feita que criminosos usam manipulação de imagens para postar vídeos falsos daquela vítima pedindo dinheiro ou anunciando algo. Os criminosos anunciaram, via stories a venda de eletrodomésticos e móveis com pagamento via Pix, que uma vez enviado para a conta de criminosos, não pode mais ser recuperado.
Após perceber a invasão, a vítima deve ir à página inicial do aplicativo, onde há uma opção “Ajude-me a entrar”, local em que você aponta sua dificuldade. Dentre as listadas, há o item “Acredito que minha conta foi invadida”, para clicar e seguir os passos.
A Meta, empresa dona do Instagram, informa que disponibiliza recursos de segurança para ajudar a proteger os usuários de invasão de contas, como ‘autenticação de dois fatores’ e ‘atividade de login’, além de diferentes caminhos para a recuperação, disponíveis na Central de Ajuda”.
A autenticação em dois fatores funciona como uma checagem para saber se a pessoa que está tentando entrar naquela conta realmente é a dona dela. Para isso, o Instagram envia um código por e-mail, SMS ou até mesmo por aplicativos geradores de códigos autenticadores (como eram os antigos tokens de bancos).
“Recomendamos ainda que as pessoas desconfiem de publicações na internet que ofereçam serviços e bens por um valor abaixo do preço de mercado e pedimos que denunciem através do aplicativo publicações e contas que considerarem suspeitas”, afirma a Meta.