Os fortes ventos que atingiram o Litoral de Santa Catarina nesta quarta-feira(20) provocaram diversas ocorrências de fiação de energia elétrica atingida por vegetação em várias cidades da região. “Estamos sem energia em algumas ruas aqui em Penha. Em nossa rua (Prefeito José João Batista) aqui no Centro, já notificamos a Celesc mas até agora nada. A Energia fica em meia fase e cai. Estamos assim desde 15h”, disse uma moradora ao Penha Online. “Sou moradora do centro na Rua Reinaldo Amaro de Castro. E hoje a tarde lá por volta das 14h estourou um fio no poste. E ficamos todos em meia fase. Ligamos pra Celesc e nada. Tenho um filho pequeno de um ano”, relatou outra moradora do Centro.
.
O problema acomete outros bairros de Penha, assim como Balneário Piçarras, Navegantes, Barra Velha e região, incluindo Itajaí, onde o Centro da cidade estava em grande parte sem energia elétrica durante a tarde, até o início desta noite. Diversos chamados foram realizados aos Bombeiros Militares de toda a região, em função de árvores que caíram ou estavam prestes a cair sobre a fiação. Em Navegantes, a força do vento chegou a arrancar parte da decoração natalina que havia sido instalada pela prefeitura na última semana, junto à praia do Gravatá.
.
Em Barra Velha, a falta de luz foi sentida pela comunidade por volta das 16h, e até agora, a região da Rua Ambrósio Melchioretto, no Morro do Colchão. E esta é a segunda vez em menos de um mês, segundo já denunciado ao Barravas Online. Um professor aposentado morador da região desabafa: “Telefonar para a Celesc está praticamente impossível. O telefone de emergência deles nem sinal de chamada dá. O comercial fica o tempo todo repetindo uma mensagem, e já estou aqui um tempão, não dá nada. Aí eles dizem que tem o WhatsApp, aí você vai lá no WhatsApp para o WhatsApp te encaminhar para o mesmo telefone que você já tem. Não adianta nada o zap deles. Funcionalidade zero. Aí tem um aplicativo para você comunicar a falta de luz. Antes era bem simples, era só você comunicar porque já tinha lá a tua unidade consumidor e tudo, automático. Agora você tem que preencher um formulário mesmo. Aí eu nem preenchi, eu estou gripado para caramba, não estou nem com saco de fazer isso, de ficar procurando número para preencher, né? Aí não tem jeito! Tem que ficar aguardando a boa vontade deles. A hora que vai voltar a luz, gente não sabe por que está faltando energia, não se sabe nada, né? Quando vai chegando a temporada, o São Cristóvão é assim, é falta de luz em cima de falta de luz. Basta dar uma chuva, um ventinho. Chega a temporada aqui, é sempre a mesma porcaria”, desabafa ele.
.
Por volta de 20h, o Penha Online conversou com Diego Cardoso, Gerente da Divisão de Operação e Manutenção da Celesc. Diego informou que as equipes estão trabalhando nas soluções e a distribuição irá retornando gradativamente conforme vão se atendendo os locais. “Já chamamos equipes extras pra ajudar”, completou ele.
.