[VÍDEO] Vereador, população e resgatadores cobram efetivação do Fundo de Amparo da Causa Animal de Penha, aprovado na Câmara há 9 meses


PUBLICIDADE

A causa animal segue sem definição em Penha. O Fundo de Amparo e Bem-estar Animal vem sendo cobrado pela população e resgatadores a partir da aprovação de um anteprojeto de Lei na Câmara de Vereadores de Penha no mês de fevereiro de 2021. O Anteprojeto não foi colocado em prática e em dezembro a Prefeitura enviou para a Câmara o próprio Projeto, aprovado pelos vereadores em 26 de dezembro. Assista ao vídeo no final desta matéria.

Passados nove meses, a causa animal segue contando somente com o pet container, onde o município provém a castração gratuita de cães e gatos dos munícipes.

O vereador Ferrão Vailatti, autor do Anteprojeto, falou ao Penha Online sobre o assunto: “eles tinham que licitar uma clínica veterinária e colocar um valor X pra consultas, raio x, pequenos procedimentos. Faz o cadastro das casas que podem acolher animais como lar temporário, dar algum benefício de imposto, fornecer ração pros animais e com as castrações lá no pet container, já vai melhorar bastante gradativamente. E os protetores podem continuar fazendo o trabalho de resgate que eles já fazem mas daí com a parceria do poder público, só que sem o stress de ter que levantar dinheiro pra pagar dívidas feitas em clínicas por causa de animais que eles mesmos tiraram da rua. É muito desgastante. No governo anterior eu era secretário de pesca e a gente já fazia isso, e funcionava muito bem. Quando o Aquiles assumiu ficou tudo parado até ativar o pet container. Era pra ter continuado o que a gente já fazia, aliado ao pet container, a causa animal já ia estar bem melhor hoje em dia”.

Procurada, a Prefeitura de Penha afirmou que fez uma licitação no final de julho para contratar uma empresa que se responsabilizaria pelo resgate dos animais, mas denúncias contra a empresa vencedora fizeram com que o contrato não fosse assinado. O secretário de Administração, Eduardo Bueno, afirmou que está buscando novas possibilidades, e nesta semana tem reunião com uma ONG de Navegantes conhecer o sistema da cidade vizinha.

.