A Câmara de Vereadores de Penha aprovou por unanimidade o projeto que autoriza o Executivo a firmar protocolo de acordo de geminação entre os municípios de Penha e Armação dos Búzios (RJ). A votação ocorreu durante a 43ª Reunião Ordinária realizada na terça-feira (16) e foi o único projeto discutido na ordem do dia.
O Projeto de Lei Ordinária nº 33/2021, de autoria do Executivo, estabelece que o objetivo é o “aprofundamento dos laços afetivos, históricos e sociais entre as duas comunidades, potenciando as nossas matrizes civilizacionais, humanas e patrimoniais comuns, de modo a promover também o intercâmbio cultural, turístico e institucional entre os dois municípios”.
Entre as possibilidades previstas no acordo destacam-se o intercâmbio entre diferentes agentes sociais, turísticos, culturais e econômicos das duas cidades, além da troca de delegações de representantes institucionais entre Penha e Armação dos Búzios.
Com pouco menos de 30 mil habitantes (IBGE, 2019), Armação dos Búzios fica na Microrregião dos Lagos do Rio de Janeiro e possui uma série de singularidades com o município de Penha.
Sua história está relacionada com a caça comercial de baleias, possuindo uma faixa litorânea de 8 km onde se encontram 23 praias.
O turismo teve início entre os anos de 1940 e 1950, quando a cidade ainda era uma aldeia de pescadores. Mas foi a visita da atriz francesa Brigitte Bardot em 1964 que tornou Búzios um destino mundialmente conhecido, tanto que em 2012 o município foi eleito por uma revista europeia como sendo o melhor destino de sol e praia do mundo.