Vereadores mirins de Penha participam de encontro estadual


PUBLICIDADE

No início desta semana, a Câmara Mirim de Penha participou do XII Encontro Estadual de Vereadores Mirins, realizado no Centrosul em Florianópolis (SC), com 57 delegações de todo o estado. O evento promovido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), por meio da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, aconteceu das 8h às 16h30, com palestras, dinâmicas e atividades voltadas para a formação dos jovens parlamentares.

Um dos temas do encontro foi o uso excessivo da tecnologia e redes sociais, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como um transtorno mental que tem afetado cada vez mais crianças e adolescentes em todo o mundo.
Outro tema abordado foi a participação dos jovens e das mulheres na política. “Falamos sobre a importância da inserção das mulheres e sobre como a juventude precisa agir perante a política e fazer parte deste espaço. Estou muito feliz porque eu sou muito fã do programa vereador mirim e acho que ele é a peça chave para que tenhamos mais pessoas falando sobre política em todas as faixas etárias”, afirma Manoela Veras, pesquisadora em história das mulheres e palestrante do encontro estadual.

A gestora do Núcleo de Educação para a Democracia da Escola do Legislativo, Alcilea Medeiros (Lea), ressalta a importância de reunir cerca de mil vereadores mirins de todo o estado para a troca de experiências e para debater temas tão importantes para a juventude. “Eu costumo dizer para os jovens vereadores mirins que eles não são o futuro. Eles são o presente! E sendo o presente e atuando já como parlamentares, eles se tornam sujeitos muito mais críticos, com uma capacidade de enfrentar a nossa sociedade, o nosso mundo, com outro olhar. Com um olhar muito mais maduro, com muito mais consciência política”, afirma a organizadora do encontro estadual.

Manuella Hunger, presidente da Câmara Mirim de Penha, considera muito importante a troca de experiências e os temas debatidos no evento. “Foi muito legal. Uma oportunidade gigante, onde conhecemos vereadores mirins de outras cidades e aprendemos muitas coisas. Falamos sobre o uso das tecnologias, a participação do jovem na política, entre outros assuntos importantes para a nossa formação”, ressalta a vereadora mirim representante da EEB Professor João Batista Paiva.

Durante o evento, os vereadores mirins também apresentaram ao presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), as propostas recolhidas durante as conferências regionais de vereadores mirins realizadas ao longo do ano.

.

.

Imagem: Câmara de Penha