Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

[VÍDEO] Vertimento inédito da barragem de José Boiteux e retorno do tempo instável neste domingo deixam moradores de Itajaí e Navegantes em alerta

O vertimento da barragem da cidade de José Boiteux, ocorrida ainda no fim da noite desta sexta-feira(13) deixou apreensivos os moradores de todas as cidades da região, uma vez que a barragem é uma das três que tem o potencial de influenciar o volume do rio Itajaí-Açu (assista ao vídeo abaixo). Contudo, a Defesa Civil de SC afirmou em nota nesta manhã de sábado(14) que “o vertimento das barragens é uma operação controlada e monitorada por equipe técnica, e que os níveis dos rios do Médio Vale do Itajaí estão em declínio e o efeito do vertimento não deve alterar esta tendência”.

Em nota às 18h deste sábado, a Defesa Civil de Itajaí informava que o níveis dos rios da cidade (Itajaí-Açu e Itajaí-Mirim) baixavam, enquanto às 19h em Blumenau, o Itajaí-Açu estava com 7,38 metros, tendo baixado pouco mais de 1 metro com relação à meia-noite.

Num geral, o cenário continua preocupante, uma vez que clima volta a ficar instável a partir deste domingo (15), quando uma área de baixa pressão atmosférica chega em Santa Catarina. Na metade leste do estado, as chuvas ocorrem com fraca intensidade, já a partir da madrugada e manhã. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às chuvas, mas continua alto para inundações e deslizamentos.

Na segunda-feira (16), a intensificação do fluxo de ar quente e úmido da região amazônica em direção à SC e do sistema de baixa pressão, favorecem o aumento das chuvas e dos temporais pelo estado, com risco alto a muito alto para ocorrências como deslizamentos e inundações em decorrência dos volumes de chuva precipitados registrados nos dias anteriores.

Na terça-feira (17), a influência dos sistemas meteorológicos do dia anterior, somado a passagem de uma frente fria pelo Oceano na costa de SC, contribuem para ocorrência de chuva forte a volumosa e temporais pelo estado, especialmente entre o Grande Oeste, Vale, Planalto Norte e Litoral Norte, principalmente na primeira metade do dia. Na quarta-feira (17), com exceção das áreas do norte do estado, que ainda podem ter chuvas fracas passageiras, as demais regiões voltam a apresentar tempo firme.

Em Penha, a precipitação de chuva para este domingo(15) deve ficar em apenas 3mm, seguido por 30mm na segunda e 25mm na terça. Entre quarta e domingo(22), os modelos meteorológicos apontam baixíssimo volume de chuvas, cenário ainda é passível de alterações nos próximos dias.

.