Três histórias intrigantes e divertidas que prendem a atenção do espectador e são contadas por personagens do litoral catarinense. É isso o que você vai encontrar no curta-metragem Malinagens. O filme é uma animação de bonecos e retrata momentos do livro “Histórias de Pescadores: causos das crianças de antigamente”, organizado por Marília Dias e Jamila Delavy. O livro pertence ao acervo da Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa, de Bombinhas.
Produzido pela Companhia Sandra Baron e Enigma Filmes, o filme Malinagens faz parte do projeto “Pescadores de Leitura: o conhecimento dos mestres na formação do leitor”, selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, Patrimônio e Paisagem Cultural – Edição 2020, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
Malinagens já está disponível para acesso da população, de forma gratuita, por meio do canal de vídeos da Cia Sandra Baron. A estreia do filme aconteceu dia 20 de junho e pode ser assistido pelo link bit.ly/3ypklWV (assista o vídeo ao final desta matéria). Aproveite a oportunidade, inscreva-se no canal e ative as notificações para ficar por dentro das novidades culturais do canal.
Coordenadora do projeto e produtora do filme, Sandra Baron, explica que Malinagens visa à promoção da leitura e formação de novos leitores por meio de produção audiovisual gratuita em canais digitais. “Com isso, conseguimos também assegurar a conservação, disponibilização e divulgação do acervo literário brasileiro em espaços não formais de leitura, dinamizar e inovar a biblioteca, integrando e ampliando seu público”, complementa Sandra.
Diferencial
Além da produção do filme de curta-metragem com três histórias contadas por meio da animação de bonecos e acesso gratuito à população em canal de vídeos da internet, o DVD do filme está também disponível em 10 bibliotecas públicas de cidades do Foz do Rio Itajaí que já dialogam com a narrativa popular que o filme apresenta.
Você pode encontrar o filme Malinagens nas bibliotecas municipais das cidades de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Florianópolis, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo.
Serviço:
O quê? Malinagens – filme curta-metragem de animação de bonecos.
Onde? Canal de vídeos Cia Sandra Baron, no YouTube: bit.ly/3ypklWV.
Quanto? Gratuito.
Projeto: Pescadores de leitura: o conhecimento dos mestres na formação do leitor, da Cia Sandra Baron, selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2020, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura (FCC).
Ano: 2022.
Gênero: animação de bonecos infanto-juvenil.
Duração: 23:57.
Sinopse: o filme apresenta de forma divertida e por meio de animação de bonecos as histórias A Galinha Encantada, a Mula Descabeçada e Amarrando o Bode retratadas no livro Histórias de Pescadores: causos das crianças de antigamente. As narrativas do livro são contadas por personagens do litoral catarinense por volta de 1940.
Ficha técnica
Muitas pessoas e entidades colaboraram na criação e execução deste projeto, são elas:
Elenco (atores/manipuladores): Sandra Baron e Fabio Prates.
Direção: Sandra Baron e Marina Simioli.
Produção: Fabio Prates e Marina Simioli.
Roteiro e consultoria audiovisual: Johnny Di Bartolo.
Diretor de fotografia: Bruno Rengel.
Iluminação e assistente de fotografia: Douglas Vieira Matos.
Edição e desenho de som: Bruno Rengel.
Confecção dos bonecos: Sandra Baron e Mestre Bila.
Confecção do cenário: Marília Dias.
Consultoria bonecos de luva (mamulengo): Sebastian Marques.
Trilha sonora original: Ruddy Castillo.
Supervisão geral de biblioteconomia: Patrícia Vilma.
Designer gráfico: Fabio Prates.
Produção: Fabio Prates e Marina Simioli.
Agradecimentos: Colégio Estadual EEB Maria Rita Flor.
Realização: Cia Sandra Baron e Enigma Filmes.
Produção: Midia F.
Colaboração: FilmeJoin.
Apoio: Prefeitura Municipal de Bombinhas e Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas.
Patrocínio: Edital Elisabeth Anderle, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina.
As três histórias escolhidas do livro foram:
A Galinha Encantada – contada por Alvin Melintino de Melo, conhecido como Finco, pescador, nascido em 21 de janeiro de 1942;
A Mula Descabeçada – contada por Salete Maria Pinheiro Pereira, dona Salete, cozinheira, nascida em 1 de julho de 1946;
Amarrando o Bode – contada por seu Henrique José dos Passos, comerciante, nascido em 21 de março de 1938.
.
.
.
Imagem: divulgação