[VÍDEO] Defesa Civil alerta para formação de ciclone na costa gaúcha e fortes ventos em Santa Catarina


PUBLICIDADE

A região de Penha pode voltar a sofrer com temporais e chuva intensa entre esta quarta (05) e quinta-feira (06). É o que aponta o boletim de monitoramento da Defesa Civil do Estado. Entre quarta e quinta-feira, um sistema de baixa pressão dá origem a um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul, que reforça instabilidades no estado catarinense. Espera-se chuva intensa, temporais com rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo num curto intervalo de tempo no Grande Oeste, norte de SC e áreas isoladas do Vale do Itajaí, onde o risco é de moderado a alto (acompanhe o vídeo abaixo).

Durante tempestades com ventos fortes e raios, busque local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados. Enquanto já estiver em local abrigado, permaneça distante das janelas, desligue aparelhos eletrônicos das tomadas. Ressalta-se que o banheiro em alvenaria é um local muito seguro. Além disso, jamais fique na água (na piscina, na praia ou debaixo do chuveiro, por exemplo).

Em caso de alagamentos e inundações, evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados. Evite transitar em pontilhões e pontes submersas. E tenha cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões. Fique atento também na inclinação de postes e árvores, qualquer movimento de terra ou rochas próximas da residência e no aparecimento de rachaduras em paredes e muros. Estes são sinais de possíveis deslizamentos.

.

.

Imagem: Defesa Civil / SC