[VÍDEO] Vizinhos denunciam que veículos pesados de terraplanagem afundaram asfalto feito há pouco tempo em Penha


PUBLICIDADE

[Assista ao vídeo abaixo, no final da matéria] Moradores da Rua João Freitas, bairro Santa Lídia, Penha, denunciam que caminhões pesados estão causando danos severos ao asfalto da via. Ainda de acordo com eles, os veículos transportam materiais para a terraplanagem de um terreno onde será lançado um loteamento. A pavimentação da rua em questão iniciou em abril de 2022, e demorou cerca de 16 meses para finalmente ficar pronta. Contudo, os transtornos gerados por poeira e lama voltaram a assombrar os vizinhos do loteamento, uma vez que os caminhões e máquinas que realizam o serviço levam barro para cima da pista. Os efeitos negativos da obra, que a princípio seriam temporários, tendem agora a ser permanentes, a considerar que os veículos pesados vêm danificando e causando o afundamento do asfalto, que é relativamente novo.

“Estão sujando todo o asfalto e derrubando muita terra, jogando muita poeira pra dentro das casas. Não se tem condições de estender uma roupa no varal ou de ficar com a porta da casa aberta, e esse loteamento vai demorar para sair, então isso vai durar por muito tempo”, relatou um dos moradores ao Penha Online.

Outro problema, que vem tirando o sono dos moradores, é a utilização do local para o descarte de materiais perigosos, conforme alerta outro morador aos órgãos competentes. “Agora eu passei ali e vi dois descarregamentos de gesso e a gente sabe como o gesso faz mal para o meio ambiente. O aterro que tá sendo feito ali, provavelmente tem liberação da prefeitura, mas não pra gesso. A maioria do pessoal da região leva o gesso para Blumenau,  para esterilizar e virar cal de novo, mas ali eles tão fazendo o que querem. Aqui tão jogando tudo que se possa imaginar naquele aterro. É quase um aterro sanitário”, denuncia um segundo morador, que também reclama das condições do asfalto, temendo resultados ainda piores ao final da construção do loteamento: “estão acabando com o nosso asfalto novo ali, né? É o volume de caçambas, é excesso de peso… vai lá ver como é que tá ficando, tá afundando tudo, é um asfalto novo”, encerrou ele. Confira imagens abaixo.

.