Vizinhos do Morro do Cred, na Santa Lídia, alertam que invasões estão desenfreadas
Nesta semana o Penha Online recebeu relatos de moradores vizinhos ao Loteamento Jardim dos Navegantes, o popular Morro do Cred. Eles alertam que as invasões estão desenfreadas: “os moradores da região não estão gostando disso. Tem um monte de gente lá em cima que dizem que é gente boa, mas não é. Antes nós tínhamos fiscalização, tu não tem noção. Agora tu não vê mais nada, não vê mais carro da prefeitura, não vê mais fiscalização nenhuma. Todo fim de semana eu vejo gente com caminhãozinho de mudança subindo o morro, eu vejo lá de casa, gente invadindo pelo meio do mato também. Tem gente ali que toma energia da Celesc e por isso deixa a energia ligada 24 horas por dia”, comenta um denunciante.
O vereador Maurício Brockveld, que mora na região e esteve recentemente abordando o assunto na Câmara, foi informado por nossa reportagem e comentou que irá fazer levantamento junto ao Ministério Público e Polícia Militar pra gente tentar conter os avanços.
A Prefeitura de Penha informou que acionará o departamento de Planejamento Urbano, mas que as ações para o despejo estão tramitando e não houve ainda nenhuma decisão judicial.
Em 2017 a prefeitura cadastrou famílias do Morro do Cred e o Ministério Público pediu na ocasião que as invasões fossem coibidas. Naquele mesmo ano, entidades do município chegaram a se reunir na Câmara para discutir a situação.
No ano seguinte, o município criou uma força-tarefa para impedir novas invasões. A Polícia Militar de Penha promoveu uma reunião com moradores; lojas de materiais de construção e fretadores foram notificados a não levarem nada para a região do Cred, e as secretarias de Planejamento e Obras ficam a postos para demolir qualquer construção ilegal.
Neste ano de 2021, no final do mês de março, o Ministério Público de Santa Catarina deu 20 dias corridos para que a Prefeitura removesse todos os moradores do local, porém até o início de novembro, a situação seguia, conforme os relatos dos vizinhos.
Imagem: Raffael do Prado / Notícias de Penha